Blog dos Livros
A busca pelo amor
O livro “Eu me amo (eu acho)” (Editora Paraquedas, 162 páginas), da escritora e publicitária Sabrina Guzzon, narra, a partir da autoficção, histórias de desamor. A obra conta com trechos de músicas abrindo cada capítulo e, nesta trilha sonora improvisada, há citação de nomes como Emicida, Marília Mendonça, Iza, Claudinho e Buchecha e Maria Bethânia.
Com o teor confessional marcado pelo uso da primeira pessoa e pelo compartilhamento de assuntos íntimos, a autora expõe comportamentos masculinos problemáticos e o efeito de um abuso sexual na autoestima da personagem. A partir da vulnerabilidade presente na narração, Sabrina Guzzon aborda como a busca incessante pelo amor pode ter a insegurança como sua marca principal.
A autora não tem medo de expor fragilidades e traumas de maneira honesta e sem freios ao construir sua protagonista. Os cenários são de cinema e as aventuras amorosas e os dilemas pessoais e profissionais derivados de uma vida bem vivida compõem uma trama marcada por uma personagem que erra, se engana e se permite apaixonar intensamente.
Sabrina Guzzon nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, morou em Cambridge enquanto estudava no Reino Unido e atualmente vive em São Paulo, capital, onde passou mais da metade de sua vida. É seu quarto livro e antes dele publicou duas obras independentes, “Louco é quem não ama” e “A terapeuta virtual,” e “Emiliano,” pela Editora Giostri.
Para Sabrina, a escrita funciona como um lugar de reflexão e cura. Apesar de escrever desde a infância, a ficção pura e a poesia não a atraem tanto. Apaixonada por ouvir e contar histórias, se considera uma estudante da vida cotidiana. Suas referências literárias e seu trabalho como escritora são desdobramentos dessa paixão.
Mãe de Maria Flor e de Antônio, ela diz que enxerga em todas as pessoas personagens únicos e gosta de criar narrativas que dissecam a alma. Constantemente atrás de verdades que emocionam, considera a busca pelo amor-próprio uma jornada sem fim.
Trecho:
“Nunca fui de parar. A cabeça sempre a mil, eu sempre inventava alguma coisa diferente. Nunca gostei de planejar demais as coisas. Gostei sempre de fazer, acertar, errar, aprender e seguir em frente. Curtia o “learning by doing.” É isso: aprender fazendo. Aprendi tudo observando, fazendo, lendo e testando: desde cozinhar, desenhar, trabalhar, até escrever.”
(Página 104)
CONCURSO DE CONTOS
Encerram no próximo dia 31 de outubro as inscrições para o Segundo Concurso de Contos Alcione Sortica, promovido pela Academia Cachoeirense de Letras de Cachoeira do Sul. O tema do concurso deste ano é “mulher” e os vencedores receberão troféus e os trabalhos serão publicados em um livro. Não há limite de idade para participação e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail acl.cachoeira@gmail.com.
SEGUNDA MÃE
”Segunda mãe,” de Karin Hueck, é um romance que revela, através de uma crise conjugal, as diversas formas de opressão da sociedade. Assim como as tensões do casamento das personagens, que aos poucos vão se acentuando, a história desdobra-se em discussões sobre papéis de gênero, estruturas sociais, amor e violência. Karin Hueck nasceu em 1985, em São Paulo, e já publicou, entre outros livros, “O lado sombrio dos contos de fadas.”
Leituras:
“A literatura possibilita uma introspecção muito mais profunda às pessoas do que qualquer outra ciência o pode fazer.”
(Noam Chomsky, linguista, filósofo, sociólogo, cientista político e ativista norte-americano, uma das mais renomadas figuras no campo da Filosofia Analítica).
Destaques:
UM CORPO NA BANHEIRA
Autora: Dorothy L. Sayers
Comemorando 100 anos de publicação, a obra conta a história de um arquiteto que encontra um corpo na banheira do próprio apartamento. Para investigar o caso, não há ninguém mais competente do que Lorde Peter Wimsey, um veterano de guerra que tem fascínio para resolução de crimes. A narrativa torna-se mais envolvente quando um financista desaparece e todos acreditam que os fatos estão relacionados.
Editora HarperCollins. 240 páginas. R$ 59,90.
VISÃO NOTURNA
Autor: Franklin Teixeira
O livro mescla suspense e romance em uma narrativa visceral sobre um jovem que, ao trilhar seu caminho, encontra no amor e na amizade os instrumentos para enfrentar o mundo cada vez mais perverso. Percorrendo labirintos de ruas, histórias e personagens, Theo descortina segredos há muito guardados, desafiando as dinâmicas de poder de uma cidade e prometendo revelar verdades terríveis.
Editora Intrínseca. 272 páginas. R$ 49,90.
(As obras apontadas no Blog dos Livros podem ser encontradas junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul).
Encontrou algum erro? Informe aqui