Blog da Nutricionista

Hidratação no inverno

05/07/2022 10:45 - por Liziane Figueiredo

Os benefícios da hidratação para a saúde são inúmeros e bem conhecidos. Contudo, especialmente nas estações mais frias do ano, é bastante comum que a ingestão de água diminua. Em torno de 60% do organismo de um adulto é composto por água. Isso significa que a reposição contínua de água é extremamente importante para o bom funcionamento do organismo. 

No inverno a perda líquidos através da transpiração diminui, e com isso a ingestão de água tende a diminuir. Isso não significa que o corpo precise de menos hidratação. A baixa ingestão de água está associada à constipação intestinal, transporte inadequado de nutrientes, controle da temperatura corporal e incidência de pedras nos rins. Por isso, é importante ficar atento aos sinais do corpo e manter uma boa hidratação em qualquer estação.

Mas afinal, qual a quantidade ideal de água que devo consumir por dia? Em geral, a orientação é de 30 mililitros para cada um quilo de peso. Dessa forma, um adulto saudável com 70 quilos precisa de 2,1 litros de água por dia. Para pessoas obesas, a ingestão hídrica deve ser de no mínimo 2 a 2,5 litros de água por dia. E como identificar se estou ingerindo pouca água? Uma das maneiras de identificar o estado de hidratação é através da coloração da urina. Quanto mais clara a urina, mais hidratado está o corpo.

DICAS
Hidratação no inverno 
- Mantenha sempre por perto uma garrafinha com água disponível 
- Utilize aplicativos gratuitos para agendar lembretes no celular com a quantidade de água que você deve ingerir a cada hora
- Estabeleça metas. Comece com uma meta mais baixa e vá evoluindo meio litro a cada dia

Faça seu login para comentar!