Blog Do Mistério

O cavaleiro sem cabeça

20/10/2022 08:33 - por Gisele Wommer

Ele é um dos símbolos do Halloween e atualmente referência na cultura pop, porém muito antes de ganhar o mundo das telas sua origem macabra já era comentada de geração em geração.

A fama do cavaleiro sem cabeça nasceu nos Estados Unidos, mas sua lenda tem origem europeia, possivelmente irlandesa ou escocesa. Os imigrantes destes países levaram a história aos Estados Unidos, onde se propagou bem como toda a cultura do Halloween.

Segundo a lenda, um jovem chamado Ewen era o herdeiro do clã MacLane, mas vivia uma relação conturbada com o próprio pai, a ponto de reunir o um exército e atacar as terras que um dia seriam só suas. A rivalidade entre pai e filho estava levando o clã à desgraça, por isso optaram por resolver as coisas da forma como se fazia naquela época: marcando um duelo.

O fato teria ocorrido em um campo de batalha em 1538. Após ser decapitado por um dos soldados do pai, Ewen não conseguiu morrer. Algumas versões afirmam que foi sua raiva que o manteve preso neste plano físico, outras que Deus o teria jogado uma maldição por desonrar o pai, obrigando-o a vagar em seu corcel negro pela eternidade, recolhendo as almas dos traidores após as guerras.

Outra versão narra que antes da batalha Ewen teria encontrado com a Fada Lavadeira, uma figura do folclore escocês conhecida por lavar as roupas dos mortos após a batalha. A fada ocupava-se de limpar o sangue de uma pilha de roupas e Ewen perguntou a quem pertenciam, foi quando descobriu que suas roupas estavam entre as da pilha. A fada então lhe disse que aquilo poderia ser revertido caso sua esposa lhe servisse manteiga no café da manhã, sem prévio aviso. 

No dia seguinte Ewen foi para a batalha alimentado com um pão seco e a certeza da morte à espreita. E dizem que é possível avistar sua figura pelos campos, nas madrugadas, quando os viajantes andam sozinhos.

Curiosidade: Em 1920 o escritor Washington Irvin publicou um conto inspirado na lenda, tendo como base o vilarejo de Tarrytown. A história ficou tão famosa que o local teve o nome mudado para Sleepy Hollow em 1996 e uma grande estátua do cavaleiro é a principal atração turística. No cemitério, repousa o corpo do escritor e seu conto deu vida ao filme A lenda do cavaleiro sem cabeça, de 1999, estrelado por Jhonny Deep e Christina Ricci.

“Os espíritos pequenos são domados e subjugados pelo infortúnio; os grandes, porém, sabem como fugir à desgraça.” Washington Irvin

Faça seu login para comentar!