Blog dos Livros
Uma odisseia intima
“Um quarto em Cavala,” novo romance da paulistana Viviane Ka, parte de um evento traumático para abordar, por meio de uma viagem, o desejo por transformação e a busca por uma identidade. É um livro que celebra a liberdade.
Lançada pela Editora Original (208 páginas), a obra se destaca também pela curadoria de paratextos, todos assinados por mulheres escritoras: Maraíza Labanca e Isadora Krieger apresentam esse livro ao mundo a partir de suas leituras. Escrito em fragmentos –que mesclam diário de bordo, poemas, sonhos e cartas- o livro acompanha Vita, uma mulher que parte para uma residência artística na cidade grega de Cavala em busca de reinvenção e identidade.
O romance se constrói a partir da ruptura como impulso criativo. “Meu livro fala, de forma poética, em como podemos abrir uma janela em nossa vida e olhar para fora de nossos limites,” diz a própria autora na apresentação. O espaço da escrita –simbolizado pelo quarto- expande-se em mar, rito e corpo. A obra articula figuras míticas e históricas, como as poetas gregas Safo, Afrodite, Antígona e Pandora, evocando a ancestralidade como gesto político e poético.
Viviane Ka é autora de obras como “Triunfo dos Pelos,” “Dez mandamentos para a felicidade sexual da mulher” e “Tudo por um ídolo,” além de ter fundado o espaço feminista Eugênia Café Bar, em São Paulo, voltado à literatura de autoria feminina.
Com influências de Hilda Hilst, Clarice Lispector, Margarite Duras, Anne Carson e outras escritoras que exploram jornadas interiores, Viviane constrói, em “Um quarto em Cavala,” uma odisseia íntima de força e coragem.
Trecho:
“A viagem é apresentada como uma condição inevitável da existência humana, na qual a verdadeira liberdade só é alcançada ao aceitar-se como parte do mistério.”
(Texto de orelha assinado pela escritora Renata Py)
LITERATURA E ARTE
A Editora e Distribuidora Vitrola está apresentando ao mercado a coleção “Dose Única,” um novo projeto que une literatura, arte e design gráfico em publicações curtas, acessíveis e esteticamente impactantes. Na estreia da coleção estão dois ícones da literatura brasileira: Martha Medeiros (que está celebrando 40 anos de trajetória literária) e Luis Fernando Veríssimo. Cada box da coleção reúne dois volumes em capa cura, acabamento refinado, ilustrações exclusivas e um design pensado para transformar a leitura em uma experiência sensorial.
MAIS VENDIDOS
Levantamento efetuado pela revista PublishNews junto a livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento do país revela novidades entre os livros mais vendidos. Crescendo muito nas vendas, o destaque vai para “Eu só existo no olhar do outro?,” obra dos psicanalistas Ana Suy e Christian Dunker. Em um papo descontraído e partindo da provocação que dá nome ao livro, a edição apresenta reflexões que transitam por temas como amor e identidade, luto e alteridade, psicanálise e literatura.
Leituras:
“Uma casa sem livros é como um quarto sem janelas.”
-Henry Ward Beecher (24 de junho de 1813/8 de março de 1887), escritor, reformador social e orador norte-americano, conhecido por seu apoio à abolição da escravidão.
Destaques:
SETE CENTÍMETROS
Autora: Natália Marques
Obra finalista do Prêmio Carolina Maria de Jesus (2023), “Sete Centímetros” une elementos de autoficção e realismo mágico para contar a história de Márcia, uma professora que descobre dois tumores no fígado e, diante da doença, reconstrói sua forma de ver o mundo e a própria vida. A obra acompanha Márcia, seu filho Natanael e sua mãe Amélia, mostrando como o cotidiano da família é atravessado pela notícia do câncer.A relação entre mãe e filho ganha força ao longo do tratamento, com Natanael se tornando uma figura central para a protagonista. A autora é formada em Comunicação Social com habilitação em Cinema pela FAAP. Já publicou os romances “Os ares de Luísa” e “Matérias do Coração.”
Editora Flyve. 149 páginas.
TUDO QUE É SE PRENDE À MATÉRIA PARA EXISTIR
Autora: Bruna Donato
Professora universitária federal nas áreas de Educação e Sociologia, Bruna Donato estreia no mundo literário com 27 crônicas sobre a existência humana em tempos de incerteza social, mesclando-as com ilustrações feitas por ela mesma. Nos textos, Bruna define uma série de personagens fictícias, demarcadas dentro de uma classe média brasileira que não se expõe, evita se questionar e mantém suas vivências dentro de um espaço ilusionado. Vale mencionar que o feminismo não escapa desse trabalho reflexivo.
Editora Patuá. 148 páginas. R$ 60,00.
(As obras mencionadas no Blog dos Livros podem ser encontradas na Revistaria e Livraria Nascente, localizada na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui