Alimentação como reforço do sistema imunológico

07/06/22 às 11h30 - por Liziane Figueiredo



Nesta época do ano, onde temos o aumento da umidade e baixas temperaturas, percebemos o aumento de casos de doenças respiratórias. Aliado a isso, o consumo de frutas e vegetais muitas vezes é negligenciado e substituído por alimentos quentes, mais calóricos e menos nutritivos.

Por isso, é importante ficar atento a ingestão de nutrientes importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico e em quais os alimentos eles estão disponíveis. Vamos conhecer alguns deles:

VITAMINA C
É um nutriente fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico, além de desempenhar muitas outras funções no organismo. Pode ser encontrada em vegetais folhosos, frutas e legumes, como acerola, abacaxi, agrião, tomate, pimentão e bergamota

VITAMINA A
É importante para a manutenção da integridade do intestino, no desenvolvimento adequado do sistema imunológico, entre outras funções. A vitamina A pode ser encontrada em vegetais e frutas, especialmente os alaranjados e verde escuros (mamão, abóbora, tomate, cenoura, brócolis, agrião) e alimentos de origem animal (fígado, ovos, leite)

VITAMINA E
Possui ação antioxidante e tem importante papel no adequado funcionamento do sistema imunológico. Está presente em uma variedade de alimentos de origem vegetal, especialmente em vegetais verde escuros, oleaginosas como castanhas, amendoins e nozes

ZINCO
Desempenha importante papel no crescimento, desenvolvimento e manutenção da função imunológica. Os alimentos de origem animal são as principais fontes de zinco, entre eles carnes, fígado e peixes. Cereais integrais, feijões e derivados de soja também são boas fontes alimentares de zinco

ÔMEGA 3
Tem papel importante no sistema imunológico devido à sua ação anti-inflamatória. Pode ser encontrado na sardinha, semente de linhaça, chia, salmão e canola.

DICA DA SEMANA
Para manter uma ingestão adequada de todos os nutrientes importantes, uma boa dica é servir o prato com alimentos coloridos, onde metade do prato é composto por legumes e vegetais. A outra metade do prato é composta por carboidratos e proteínas, como no prato da imagem.

\

31/05/22 às 09h00

Pão ou tapioca?

17/05/22 às 10h20

Efeito platô

10/05/22 às 10h55

Já ouviu falar em fodmap?

03/05/22 às 09h20

Sono x obesidade

26/04/22 às 08h25

Chá faz bem

19/04/22 às 10h25

Pão não é vilão

05/04/22 às 08h20

Olá, leitores