Pão não é vilão

19/04/22 às 10h25



É muito comum vermos pessoas que querem perder peso deixarem de comer pão quando iniciam uma nova dieta. Na verdade, o pão (ou qualquer outro alimento) não é vilão no processo de emagrecimento. Este processo é complexo e envolve uma série de fatores como hábitos alimentares, estilo de vida e prática de atividade física, entre outros. Nenhum alimento, sozinho, engorda quando consumido como parte de uma alimentação equilibrada. 

Por exemplo, consumir um pão francês não engorda. Porém, se você consome três pães a cada refeição, o excesso vai resultar ganho de peso. Em uma dieta equilibrada, cerca de 50 a 60% do total de calorias vem do consumo de carboidratos, que desempenham funções importantes no organismo. O pão é um alimento fonte de carboidratos e pode ser incluído na dieta sim, desde que não seja consumido em excesso.

Contudo, é preciso saber escolher a melhor opção. Os pães integrais (com farinha integral, de centeio, de aveia, etc.) por conterem fibras, têm digestão e absorção mais lentas, aumentando a saciedade e liberando a glicose (açúcar) gradualmente na corrente sanguínea. Por isso, são bons aliados no processo de emagrecimento, pois ajudam a controlar o apetite e a fome. Além disso, podem ser consumidos por pessoas com diabetes como parte de uma dieta equilibrada e prescrita por um profissional.

Para fazer uma boa escolha na hora da compra é importante ler a lista de ingredientes no rótulo. A farinha de trigo integral deve ser a primeira da lista. Se ela aparecer no final da lista, significa que o produto apresenta baixa quantidade de fibras. Outra dica para quem quer uma opção mais saudável é preparar o pão em casa e, neste caso, pode incluir opções saudáveis no preparo (farinha de trigo ou aveia integral ou sementes, por exemplo).

\

DICA DA SEMANA

Mesmo o pão integral sendo a melhor opção, quem ama o pão francês (cacetinho) pode incluir uma porção por dia. Acrescentar uma fonte proteica, como ovos mexidos ou uma fatia de queijo branco, é uma boa dica para melhorar a qualidade da refeição.

31/05/22 às 09h00

Pão ou tapioca?

17/05/22 às 10h20

Efeito platô

10/05/22 às 10h55

Já ouviu falar em fodmap?

03/05/22 às 09h20

Sono x obesidade

26/04/22 às 08h25

Chá faz bem

05/04/22 às 08h20

Olá, leitores