Temperos naturais: sabor e saúde

14/06/22 às 10h20 - por Liziane Figueiredo



Ervas e especiarias sempre foram utilizadas para dar mais sabor e aroma aos alimentos. Além disso, os temperos naturais também possuem vários nutrientes que podem deixar a refeição mais nutritiva, além de saborosa. Experimente:

AÇAFRÃO
Digestivo e anti-inflamatório. Bastante utilizado no tempero de frango, arroz, ovos mexidos e caldos.

ALHO
Possui ação digestiva e auxilia na proteção contra resfriados e infecções pulmonares. Carnes, massas, saladas, molhos e patês são algumas preparações em que o alho é comumente utilizado. 

CANELA
Tem ação anti-inflamatória, antioxidante e antimicrobiana. Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. É utilizada em pratos salgados e doces, principalmente em bebidas quentes e mingaus.

GENGIBRE
É termogênico, indicado no alívio de náuseas e vômitos. Utilizado em pratos doces, salgados, sucos e ensopados.

HORTELÃ
É digestivo e auxilia na proteção contra infecções do trato respiratório. Seu uso é comum em saladas, carnes, molhos e bebidas.

NOZ-MOSCADA
Antimicrobiano, digestivo e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Pode ser utilizado para temperar aves, purês de legumes, e receitas que levam queijo e leite, como quiches e molhos.

PÁPRICA
Obtida a partir de variedades de pimentão, pode ser doce ou picante. Tem ação anti-inflamatória, digestiva e estimula a circulação sanguínea. Pode ser utilizada para temperar carnes, vegetais e sopas. 

PIMENTA-DO-REINO
Assim como outras variedades de pimenta, possui propriedades anti-inflamatórias, termogênicas e digestivas. Pode ser usada em uma infinidade de preparações, como ensopados, carnes, peixes, molhos, sopas, cremes e ovos mexidos.  O ideal é moer na hora em que for usar. 

SALSINHA
É rica em vitamina C e ferro. Tem ação diurética e digestiva. É utilizada em sopas, caldos, molhos, omeletes e purês. Também é bastante usada na finalização de pratos salgados.

31/05/22 às 09h00

Pão ou tapioca?

17/05/22 às 10h20

Efeito platô

10/05/22 às 10h55

Já ouviu falar em fodmap?

03/05/22 às 09h20

Sono x obesidade

26/04/22 às 08h25

Chá faz bem

19/04/22 às 10h25

Pão não é vilão

05/04/22 às 08h20

Olá, leitores