Blog da Médica

Antibióticos e fatos interessantes que você precisa saber!

07/10/2022 13:47 - por Sofia Rohde

O que você sabe sobre antibióticos? E seu uso correto? Hoje vamos falar um pouquinho sobre esse assunto tão importante. Por quê? Pois esses remédios salvam milhões de vidas todos os anos e provavelmente um dia você já os usou ou vai usá-los. Eles não são sintomáticos, ou seja, eles não tratam algo que você sente em específico, dor, desconforto, febre, tosse, coriza. Eles matam bactérias. E o que são bactérias? São seres vivos extremamente pequenos (de apenas uma célula) que eventualmente invadem ou se proliferam no nosso corpo e nos atacam, gerando uma resposta de defesa. Existem mais de 100 tipos de antibióticos conhecidos hoje em dia. O assunto é extremamente longo, mas escolhi algumas coisas interessantes sobre eles que podem lhe ajudar a entender melhor esses remédios fantásticos que podemos fazer uso hoje!

1. A grande descoberta.
O primeiro antibiótico foi descoberto em 1928 por Alexander Fleming. Ele tinha como objetivo principal ajudar os soldados que lutaram na Primeira Guerra Mundial. Vários deles eram feridos em combate e morriam devido a piora dos machucados (infecções das feridas). Acreditem, o remédio que revolucionou a medicina foi descoberto por acaso! Uma contaminação pelo fungo Penicillium notatum em uma de suas amostras que continha a bactéria Staphylococcus aureus fez ele perceber que nessa amostra todas as bactérias estavam mortas ao redor do fungo. Como um brilhante cientista, buscou respostas e com ajuda de outros colegas chegaram a nossa Penicilina de hoje.

2. Antibióticos são feitos para tratar BACTÉRIAS apenas!
Essa classe de remédios trata apenas de infecções de origem bacteriana, ou seja, seu uso deve se restringir a infecções que claramente levam os médicos a pensar em bactérias. Eles não devem ser prescritos para infecções virais ou outros tipos de inflamações que não sejam bacterianas. 

3. Bactérias boas e bactérias más.
Por mais que as bactérias soem como vilãs, várias delas nos ajudam a sobreviver! Somos o local de moradia de milhões delas. Elas vivem em lugares como nossa pele, boca, intestinos e vagina. Elas ajudam na digestão, no balanço de nosso pH e inclusive na nossa imunidade. Quanto tomamos antibióticos, esses remédios não discernem entre boas e más bactérias e acabam causando eventualmente um desequilíbrio em nossa flora normal o que pode levar a outras infecções como as causadas por fungos e por vírus. Por isso o médico que está prescrevendo o remédio sempre tem de levar em consideração essa balança de bem e mal do remédio e pesar a situação do paciente que está na sua frente.

4. Você PRECISA tomar TODOS os comprimidos prescritos!
Um dos maiores erros que uma pessoa comete quando lhe é prescrito o antibiótico é tomar os comprimidos por dois ou três dias e parar o tratamento assim que começa a se sentir melhor. O que acontece é que no início esse antibiótico mata as bactérias mais suscetíveis, mais fracas por assim dizer, e no final ele mata as mais fortes. Se a pessoa tomar os primeiros dias e parar o tratamento ela acaba selecionando as bactérias mais fortes. Ela pode até melhorar, mas na próxima infecção essas bactérias serão mais resistentes (fortes) a esse mesmo antibiótico e talvez seja necessário usar um mais forte da próxima vez. 

5. Bactérias superfortes.
Um dos maiores problemas que a medicina moderna tenta resolver hoje são as bactérias que não respondem a nenhum antibiótico existente no mercado. Existem diversos mecanismos que explicam essa resistência. Uma mutação natural (que acontece por acaso) que faz com que a bactéria não seja afetada por nenhum remédio. Uso demasiado de antibióticos sem indicação. Até mesmo o uso correto de antibióticos pode levar a uma resistência futura. Dentre os vários fatores, um dos únicos que podemos e devemos controlar é o uso indevido ou o uso errado dessas medicações. Tanto pela parte dos médicos quanto pela parte dos pacientes um melhor julgamento e conscientização são necessários.

Um salve aos antibióticos! Que salvam pessoas diariamente e que melhoraram a qualidade de vida de nossa sociedade. 

Espero ter conseguido trazer curiosidades sobre essa classe de remédios tão importantes, assim como espero ter te ajudado a entender um pouco mais sobre seu uso correto e seus, também, muito bem conhecidos, perigos!

Faça seu login para comentar!
02/12/2022 13:50

Medicina do estilo de vida

09/09/2022 14:05

Quando devo procurar ajuda?

26/08/2022 11:55

Vamos dormir melhor?

29/07/2022 10:45

Vamos rir mais?

08/07/2022 11:45

Sua saúde e o inverno!

O ar gelado do inverno faz você mais resistente a infecções