Blog dos Bichos

Cachorro triste: o que pode ser?

07/01/2023 09:12 - por Cristiane Vieira da Cunha

Cachorro triste, com os olhinhos tristes e com um semblante apático é uma cena de cortar o coração. Como a comunicação canina não é tão fácil de ser compreendida por nós, humanos, é preciso de muita informação e a ajuda de profissionais da área.

O que pode ser quando o cachorro fica triste?
Existem vários motivos para o cachorro ficar triste. Por exemplo, os cães são animais muito empáticos, uma companhia fiel e costumam ser muito apegados ao tutor. Porém, essa proximidade pode causar o efeito inesperado de, ao ver o tutor cabisbaixo e desanimado, o próprio pet adquira esse comportamento também. 

Na prática, pode ser um caso de dependência emocional do animal com o seu tutor. Mas, além disso, existem outras razões comuns entre os cachorros que acabam levando a uma situação de tristeza e apatia. Conheça algumas delas: 

- Mudança de casa;

- Chegada de um novo animal ou integrante da família, como um bebê; 

- Falecimento ou viagem de algum membro da família; 

- Separação dos tutores; 

- Falta de carinho e atenção; 

- Não passear mais com o cão, o deixando entediado e preso em ambientes restritos; 

- Maus tratos.

- Além de parecer desanimado, quais sinais mais comuns para cães tristes?

Talvez essa seja a dúvida mais comum sobre o tema, os principais sinais que indicam a tristeza canina são que o cão se torna mais apático, ou seja, não se interessa muito por brincadeiras, petiscos ou passeios, passa mais tempo deitado e dormindo, o cachorro fica com olhar triste, não late, não se interessa pela comida e passa a lamber ou morder o próprio corpo de forma exagerada (sintomas que podem ser também de estresse e ansiedade) 

Notou alguma mudança repentina em seu cão? Vale uma atenção especial ao que possa estar acontecendo, como uma alteração no comportamento. Ainda que o pet tenha sido adestrado, o cuidado do tutor deve ser o mesmo.
Listamos alguns sinais que indicam um cachorro triste, confira: 

- Falta de apetite, com o cão chegando a negar comida; 

- Isolar-se da família; 

- Parar de brincar, seja com o tutor ou outros pets; 

- Automutilação em suas próprias extremidades, como morder as patas e cauda; 

- Lamber o focinho de forma exagerada, além de coceiras e bocejos frequentes; 

- Olhar triste, perdido e desanimado. 

- Depressão canina: realidade ou invenção?

Realidade! Os cães podem ter depressão. O  diagnóstico é feito por um médico-veterinário que avalia os sintomas do animal, que muitas vezes são similares aos de outras doenças.

Cachorro triste é uma condição que pode estar associada a questões psicológicas
Essa é uma condição que tem tratamento, que pode envolver o uso de medicamentos e mudanças na rotina do animal. Nesses casos, é importante que o tutor sempre esteja atento ao comportamento do seu pet, levando-o ao veterinário assim que notar qualquer mudança, principalmente se estiver com olhar perdido, triste e recusando realizar atividades normais da sua rotina, como comer e brincar.  

Além disso, identifique se o animal começa a apresentar outros sintomas como apatia, febre, diarreia, vômito e secreção nos olhos ou nariz. Caso exista qualquer um desses sinais, procure o veterinário o quanto antes.

Aliás, se ele não estiver comendo, independente do motivo, leve ao veterinário para investigar o que pode estar acontecendo. É apenas esse profissional que  poderá indicar o tratamento e os medicamentos adequados para manter o seu amigo saudável.

Faça seu login para comentar!