Blog dos Bichos

Como o cachorro sabe quem é o seu dono?

10/04/2023 13:34 - por Cristiane Vieira da Cunha

A incrível capacidade de associação dos cães muitas vezes surpreende seus tutores. Afinal de contas, os bichinhos costumam se familiarizar com barulhos, cheiros, gestos e, é claro, pessoas. Hoje, você entenderá como o cachorro sabe quem é seu dono. 

É certo dizer que quase todos os cachorros sabem quem são seus donos e quem são estranhos. Eles mudam o jeito de agir com pessoas de fora: latem, se escondem, ficam agitados ou até mesmo nervosos. A resposta a desconhecidos pode variar de pet para pet, podendo ser mais ou menos evidente. 

No entanto, os pets sabem muito bem quem são aqueles que moram na mesma casa que ele, que lhe dão alimento, carinho e proteção. Por isso, quando falamos de cachorros e seus donos, acaba sendo bastante perceptível que os animais reconhecem os tutores na maioria dos casos. 

No entanto, se os cães não têm a mesma capacidade de raciocínio lógico que nós, humanos, de que forma isso é possível? A seguir, você entenderá como é feito esse tipo de associação. Assim, será mais simples entender como o cachorro sabe quem é seu dono e quais pessoas são estranhas ao seu ambiente.

Como funciona a identificação?
Quem já passou muito tempo longe do mascote sabe bem que os cães não costumam esquecer quem são seus tutores. Eles não apenas demonstraram nos reconhecer de longas viagens, como deixam bem claro que estavam sentindo muitas saudades. Afinal, é conosco que eles dividem a casa e a rotina. 

Mas de que forma os pets fazem esse reconhecimento? Como o cachorro sabe quem é seu dono? É de conhecimento geral que os cães não têm a melhor visão do Reino Animal. Sendo assim, como é possível os bichinhos diferenciarem pessoas, uma vez que a aparência pouco importa?

De fato, os rostos das pessoas não fazem tanta diferença para esse reconhecimento. Um detalhe que será crucial, no entanto, é seu cheiro. Estudos indicam que os cães conseguem diferenciar as pessoas pelo olfato. Sendo assim, por passar muito tempo com você, o pet conhece muito bem seu cheiro. 

Como o cachorro sabe que seu dono está chegando em casa? Alguns pets demonstram animação antes mesmo de os tutores abrirem os portões de suas residências e entrarem em contato com os pets. Eles latem, pulam e até choram de emoção — sendo que outros membros da família podem nem reparar na chegada daquele indivíduo em específico. 

Esse tipo de reconhecimento pode acontecer pelo horário em que o dono costuma chegar em casa do trabalho, por exemplo, ou pela associação de algum som, como o barulho do carro encostando na garagem, por exemplo. É comum, inclusive, que os pets fiquem de prontidão para receber seus tutores.

Faça seu login para comentar!