Blog dos Bichos

Dezembro Verde: Mês de combate ao abandono de animais

17/12/2022 10:09 - por Cristiane Vieira da Cunha

Já parou para pensar no porquê de os casos de abandono a pets aumentarem no fim de ano? O “Dezembro Verde” é uma campanha que busca, justamente, reduzir os números, que, como você verá a seguir, são altos. 


O que é “Dezembro Verde”?  
“Dezembro Verde” é uma campanha de incentivo ao combate contra maus-tratos e abandonos de cães, gatos e quaisquer outros pets. O motivo de a campanha ser no fim do ano, é porque é nessa época que os casos mais crescem.  

Números preocupantes no Brasil
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de cães e gatos abandonados no Brasil, se somados, ultrapassa a casa dos 30 milhões, sendo 10 milhões os casos felinos e 20 milhões os abandonos de caninos.  

O que é considerado abandono?
A constituição discorre isso de forma bem ampla. A Lei 9.605/98, no artigo 32, prevê a pena para prática de ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, sejam eles nativos ou exóticos. Apesar do abandono não ser citado, se configura como maus-tratos, portanto, a punição pelo crime é estabelecida pela mesma legislação. 

Qual é a pena para o abandono de animais?
O crime é passivo de detenção de três meses a um ano, e (ou) uma multa administrativa. Caso cometido contra cães e gatos a pena é mais severa: reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda do animal.  

Também é preciso levar em consideração que, quando ocorrer a morte de qualquer animal, a pena dada ao denunciado é, automaticamente, aumentada, sendo o juiz o responsável a definir o quanto será acrescido no veredito final.  

Esse acréscimo pode ser de um sexto a um terço. Tudo depende de como a investigação da denúncia vai ser conduzida, do histórico do réu e da situação do animal encontrado. 

Fim do ano e o aumento nos casos de abandono
Ainda de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os números de abandonos a cães e gatos aumentam no fim do ano, sobretudo em dezembro, por conta das festas de ano novo e natal.  

O que acontece é que, nessa época do ano, os donos de cães e gatos costumam viajar para encontros familiares e, por não terem com quem deixá-los, acabam abandonando os pets em casa.  

Aqui estão algumas dicas para você que pretende viajar e não tem com quem deixar seu pet: 

- Antes de viajar, providencie um banho ao seu pet; 

- Contrate um serviço de cuidados para pets; 

- Procure por um hotel de cães ou gatos; 

- Peça para um familiar ficar com ele nos dias de ausência; 

- Separe comida e deixe sempre disponível água para todos os dias em que estiver fora. 

Faça seu login para comentar!