Blog dos Bichos

Março Amarelo: conscientização e cuidados para prevenir a doença renal crônica em pets

10/03/2023 17:38 - por Cristiane Vieira da Cunha

Os cães e gatos podem sofrer com complicações renais, assim como nós humanos. Saiba mais como ajudar seu filho de quatro patas a prevenir a doença renal crônica.

Como surgiu a campanha Março Amarelo?
Com o objetivo de conscientizar e divulgar mais informações sobre a Doença Renal Crônica, a Sociedade Internacional de Nefrologia idealizou o Dia Mundial do Rim, no dia 12 de março, e com isso, surgiu a campanha Março Amarelo, dedicada a falar sobre a DRC em humanos. No entanto, esse tema acabou se estendendo para o universo dos pets, devido aos avanços na Medicina Veterinária.

A Doença Renal Crônica (DRC)
A DRC ocorre em cães e gatos quando o néfron, unidade funcional do rim, é lesionado de maneira irreversível, provocando perda da capacidade do órgão em exercer suas funções excretora, reguladora e endócrina, que são fundamentais para o equilíbrio do organismo. 

De modo geral, os pets com DRC apresentam perda de peso gradativa devido a falta de apetite provocada pelas alterações gastrointestinais, poliúria (excesso de urina), polidipsia (aumento da ingestão de água), mau hálito, cansaço, fraqueza, além de episódios de vômito e diarreia que podem levar à desidratação. 

O início da doença não apresenta sinais claros, por isso, na maioria das vezes, as alterações são observadas tardiamente, geralmente quando a função de ambos os rins já está comprometida. Assim, a DRC está entre as principais causas de mortalidade em cães e gatos, especialmente em pets geriátricos, devido a perdas de células renais ao longo da vida.

Prevenção e cuidados
Embora não tenha cura, a DRC pode ser tratada, principalmente quando o diagnóstico é feito de forma precoce. Afinal, quanto mais cedo for diagnosticada, maiores serão as chances de controle a longo prazo, contribuindo para o aumento da longevidade dos pets acometidos. 

Portanto, é importante levar o seu filho de quatro patas com frequência ao veterinário para fazer um check-up, especialmente na fase de transição entre adulto e idoso.

Além disso, é necessário estimular diariamente o consumo de água limpa e fresca, principalmente em gatos; fornecer alimentação completa e de qualidade (alimentos úmidos ajudam na ingestão hídrica) e fornecer suplementos que auxiliam no equilíbrio nutricional e na manutenção da saúde.

Faça seu login para comentar!