Blog da Médica

Como o estresse está intimamente relacionado com a sua saúde!

24/06/2022 10:10 - por Sofia Rohde

Quem nunca se pegou naquela situação em que ficamos e nos sentimos como mostram nos desenhos animados, saindo fumaça pelas orelhas, de bravos e estressados? Uma duas, três, dez vezes ao dia, dependendo da pessoa, não é mesmo?! 


 
\

Existem dados que mostram que até 70% da população brasileira entre 18 e 65 anos já apresentou ou tem sintomas de estresse. Batimentos cardíacos acelerados, suores frios ou molhados, músculos tensos nos ombros e pescoço, insônia, sono agitado, falta de fome ou compulsão alimentar, cansaço intenso, sensação de sono durante o dia, mudança de humor abrupto, sentimentos intensificados de ódio, aquela canseira mental e até aquela vontade de chorar são sintomas comuns apresentados por pessoas vivendo uma situação estressante. 

Quando estamos estressados, estamos ativando mecanismos de defesa do nosso corpo, aumentamos o estado de vigília, como que se estivéssemos a ponto de sofrer algum tipo de ataque. Esse mecanismo é natural de qualquer animal e nosso corpo é capaz de aturar tranquilamente episódios de estresse. Mecanismo esse que muito ajudou nossos ancestrais a sobreviverem nos tempos de extremas dificuldades. O problema começa quando vivemos sob esse estado praticamente todos os dias e por muito tempo. 

\

Sob uma situação de ameaça, estressante, nosso organismo libera quantidades aumentadas de CORTISOL. Esse hormônio não é vilão gente. Ele é fundamental para nossa sobrevivência, ajudando em inúmeras tarefas como no controle da pressão arterial, humor, e quantidade de açúcar no sangue. Em pequenas doses, ajuda na imunidade e ajuda a aumentar a resistência a dor. Porém, assim como TODA a medicação, doses erradas viram veneno! Doses aumentadas de cortisol, situação que acontece quando vivemos um estado permanente de estresse, podem levar a pressão alta, diabetes, maior chance de osteoporose, acúmulo de gordura na região da cintura, perda de massa muscular e inclusive um estado de inflamação contínuo em nosso corpo!

\

Tudo depende de como você reage a situações difíceis do dia a dia, da sua vida. Existem pessoas que conseguem levar essas situações e os sentimentos de pressão, cobrança, dificuldades financeiras e outras que causam desconforto e estresse, de forma mais leve e tranquila. Outras respondem a “ponta de faca”, imediatamente acessando sentimentos pesados como ódio, angústia, ansiedade, depressão e ativando todos os gatilhos de estresse do corpo, tanto mental quando fisiológico. 

Independente se você faz parte dos controlados e leves ou dos furiosos e sempre estressados, buscar alternativas de escape é fundamental nos dias de hoje. 

O exercício físico é sempre um ótimo refúgio, proporcionando saúde mental e corporal. Pode ser um momento de diversão e relacionamento com amigos e colegas, exatamente o oposto do estado de alerta! 

\\\

A meditação é outro excelente aliado para contornar o estresse e trabalhar sua saúde mental e emocional. Trabalhos manuais como, bordados, desenhos, pinturas são meios de relaxamento também comprovados. No final, buscar alguma atividade que lhe traga paz e felicidade, não importa o que seja. Pode ser ficar em família, sentar-se na grama, olhar o céu, ouvir suas musicas preferidas!

\

Faça seu login para comentar!
02/12/2022 13:50

Medicina do estilo de vida

09/09/2022 14:05

Quando devo procurar ajuda?

26/08/2022 11:55

Vamos dormir melhor?

29/07/2022 10:45

Vamos rir mais?

08/07/2022 11:45

Sua saúde e o inverno!

O ar gelado do inverno faz você mais resistente a infecções