Blog dos Bichos

Aprenda uma técnica infalível para distrair seu pet sem sair de casa

03/04/2023 11:54 - por Cristiane Vieira da Cunha

A maneira como um pet interage com o ambiente a sua volta dita boa parte do seu bem-estar e até da sua saúde. Por isso, mães e pais de cães se preocupam, com cada vez mais frequência, com o enriquecimento ambiental. Mas, o que exatamente seria isso?

No geral, o enriquecimento ambiental é uma técnica utilizada para deixar o ambiente em que cães vivem muito mais divertido, desafiador e atrativo. Ou seja, o espaço proporcionará condições para que os pets desenvolvam a capacidade de exploração, aumentando a interatividade do animal com o espaço.

Nesse sentido, o enriquecimento ambiental ajuda a reduzir sintomas de ansiedade e estresse no animal, além de auxiliar no gasto de energia. Também há benefícios mais específicos de cada tipo de enriquecimento ambiental, já que essa técnica pode ser aplicada de várias formas diferentes.

Tipos de enriquecimento ambiental:
Os jeitos mais comuns de fazer o enriquecimento ambiental são: social, alimentar/nutricional, sensorial, físico e cognitivo. Cada um deles estimula o pet de diferentes formas e tem diferentes funções.

Social: esse tipo de enriquecimento ambiental ajuda o animal a interagir melhor com outros pets e humanos. Para isso, ele deve ser exposto, preferencialmente desde filhote, a situações nas quais ele precise fazer isso, sempre com a supervisão do dono e todos os cuidados necessários, é claro. Isso pode ser feito por meio de visitas em casa, por exemplo.

Alimentar/nutricional: aqui, devemos pensar no fato de que, na natureza, os animais precisam lutar por seus alimentos, porém os pets acabam perdendo isso – basta dar uma latidinha que os donos já correm para trazer mais comida. Assim, a ideia aqui é usar comedouros que trazem um pequeno desafio, por exemplo. Neles, o animal precisa fazer algum tipo de movimento para receber o alimento, o que o estimula.

Sensorial: esse tipo de enriquecimento ambiental é aquele que estimula os cinco sentidos do cão. Um jeito de fazer isso é comprando alguns brinquedos específicos para essa função e espalhando-os pela casa.

Físico: nesse caso, a ideia é gastar a energia do animal por meio de competições ou brincadeiras, fazendo com ele se exercite e se mantenha mais ágil. Para isso, você pode criar pequenos “obstáculos” dentro de casa para que o animal precise vencê-los ao caminhar pelo ambiente.

Cognitivo: por fim, o enriquecimento ambiental cognitivo é usado para melhorar a capacidade do pet de solucionar problemas, assim como o seu raciocínio e memória. Para isso, são usados brinquedos e jogos que trazem desafios nesse sentido.

Faça seu login para comentar!