Blog Do Mistério

Jack da Lanterna: mais esperto que o diabo

13/10/2022 13:24 - por Gisele Wommer

Outubro é sinônimo de Halloween. A época em que bruxas, fantasmas e abóboras iluminadas tomam conta da decoração do comércio e de algumas casas também. Mas o que representam as abóboras, chamadas Jack da Lanterna?

Uma lenda. Dizia-se que há muitos, muitos anos, mais do que poderemos precisar, em algum lugar da Irlanda vivia um sujeito muito vil chamado Jack. Ele era alcoólatra, grosseiro e agressivo com sua família. 

Em um 31 de outubro o diabo apareceu em busca de sua alma, mas Jack não estava disposto a ir. Usou de todas as suas artimanhas e convenceu o capeta de que merecia mais um copo de bebida. O diabo assentiu, mas então Jack disse que não tinha mais nenhuma moeda e não poderia pagar. O diabo então se transforma em moeda e mais do que depressa Jack coloca um crucifixo em cima, impedindo o demônio de voltar a sua forma normal.

Desesperado, o diabo aceita deixar Jack vivo por mais um ano inteiro em troca de sua liberdade. Durante algum tempo o sujeito tentou levar uma vida razoável, sem sucesso logo voltou às maldades e bebedeiras. 

Estava voltando para casa no dia 31 de outubro do ano seguinte quando o diabo lhe encontrou mais uma vez. Novamente Jack enganou o capeta, o convencendo a subir em uma árvore e apanhar uma maçã, mas fez uma cruz quando o diabo chegou lá em cima, o impedindo de descer. Para libertá-lo Jack ordenou que o diabo nunca mais o aborrecesse e o capeta tranquilamente aceitou.

Eis que em menos de um ano depois, Jack morre por causa da bebida em excesso. Sua alma tenta entrar no céu o que lhe é negado. Por isso bate no portão do inferno, mas o diabo, como havia jurado manter-se distante, recusou-se a recebê-lo. Como consolo lhe deu uma brasa para iluminar o seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo e inicia sua peregrinação eterna.

Curiosidade: Quando os irlandeses migraram para a América não dispunham de muitos nabos, mas tinham abóboras em excesso, por isso a lenda de Jack ganhou uma nova roupagem.

“Lembre-se que nos contos de fadas também têm bruxas.”

Faça seu login para comentar!