Blog dos Bichos

Por que meu gato sumiu?

04/03/2023 11:30 - por Cristiane Vieira da Cunha

Nós sabemos que os gatos são animais extremamente curiosos, que adoram conhecer o ambiente em que vivem e ainda são caçadores natos. E, apesar do amor e cuidado que os tutores têm com o bichano, é comum ouvir que o gato sumiu de casa, algumas vezes ficando dias fora.

Por que os gatos gostam de escapar de casa?
Apesar de serem animais domésticos, os gatos têm herança e características selvagens. Então, além de gostar da casa do seu tutor também se aventuram pelos telhados e terrenos vizinhos, por isso é comum saber que o gato sumiu de casa.

Exercício
Seu gato pode tentar fugir de casa se estiver entediado e brincar ao livre pode estimular o animal.

Quando os gatos não têm muitos brinquedos disponíveis irão procurar coisas que podem escalar e arranhar como árvores, telhados e qualquer coisa que seja interessante para o animal.

O exercício é importante para o bem-estar. Mesmo que os gatos gostem de dormir quando estão acordados se exercitar contribui para diminuir o estresse, ansiedade e aumentar a felicidade.

Acasalamento
Se o seu gato não for cadastrado, ele pode fugir para socializar e acasalar. Especialmente quando uma gata fica no cio e produz chamados de acasalamento.

Assim como o comportamento de estar ao ar livre, os gatos terão um instinto natural para acasalar. E se for uma fêmea é comum atrair gatos machos até o local que ela está.

Caçar
Outro instinto dos felinos é a caça. Alguns gatos gostam mais de caçar do que outros. Por isso, alguns brinquedos para caçar em casa podem estimular os felinos.

Se os brinquedos não diminuírem a vontade de caçar, os bichanos escapam para  caçar insetos, pássaros ou mesmo pequenos roedores.

Os gatos podem sair de casa?
Apesar de ser muito bom para o bichano ter espaço para brincar e explorar, permitir que o gato saia de casa não é recomendado, já que ele fica exposto a doenças e ainda pode encontrar dificuldades de voltar para a casa.

Os gatos possuem ótimos instintos e podem encontrar o caminho de casa através do olfato e da audição. No entanto, o ideal é colocar uma coleira de identificação no seu bichano caso ele escape.

Para evitar que o animal fique exposto a doenças mantenha sempre em dia o controle de parasitas e vermifugação, como também a vacinação.

Faça seu login para comentar!