Blog Do Mistério

Samhain: o ano novo celta

28/12/2023 08:24 - por Gisele Wommer

O antigo festival celta de Samhain teria dado início ao Halloween pelo mundo, mas para os celtas este festejo milenar marcava o começo de um novo ano. Outros povos do extremo norte europeu também celebravam a data, que acontecia sempre no início do inverno, mais ou menos assim: 

Num recanto remoto das aldeias celtas, a noite de Samhain sempre teve uma atmosfera mística. As fogueiras eram feitas para espantar os mortos e os maus espíritos e ardiam em tons âmbar, iluminando os rostos sorridentes dos aldeões que se preparavam para celebrar o Ano Novo. Contudo, sob essa aparente alegria, havia um véu de mistério.Rumores se espalhavam como a brisa noturna, murmurando sobre sombras que se moviam furtivamente entre as árvores da densa floresta que cercava o povoado. 

Enquanto os mais velhos entoavam lendas ancestrais sobre a noite de Samhain, alertando sobre os limites entre os mundos dos vivos e dos mortos, os jovens escutavam atentos, seus olhos refletindo uma mistura de fascínio e temor. Nesta época, o mundo dos vivos e dos mortos tinha a porta aberta.

Entre os rituais de oferendas e danças ao redor das fogueiras, a presença de figuras enigmáticas trajando máscaras antigas alimentava a atmosfera enigmática, mas os celtas não temiam, eles queriam ser temidos.

A noite era a hora mais tensa, a presença dos que já se foram era quase palpável. Ouviam-se murmúrios e aconteciam avistamentos fugazes, bem como pressentimentos inexplicáveis. 

Enquanto os celtas dançavam e entoavam cânticos em honra aos antepassados, cada sombra movia-se com uma aura de mistério, mantendo a vila em um estado de inquietação coletiva. O festival não era brincadeira.

Assim, entre os cânticos e os ecos das histórias antigas, a noite de Samhain entrou para a história como um enigma pagão, fomentado por povos ancestrais, onde a realidade e o sobrenatural se tornavam cada vez mais difusa, confundindo aqueles que testemunhavam a iminência de um novo ciclo de mistérios e segredos. 

A época mudou. A contagem do tempo é outra. O festival quase se acabou. O mistério, por sua vez, permanece o mesmo! Feliz Samhain!

 

Faça seu login para comentar!