Blog do Mistério
A ponte do diabo
Na região montanhosa de Maurienne, nos Alpes franceses, há uma ponte antiga que guarda um pacto sombrio, até poderia ser segredo, mas todos comentam o assunto há muito tempo. Conhecida como Ponte do Diabo, ela carrega nas pedras frias não apenas a história do local, mas também o eco de um trato selado com as forças do inferno. A lenda diz que, assim como aconteceu com o jovem ferreiro da catedral de Paris, ali também o diabo foi invocado e aceitou o desafio.
Desesperados por concluir uma obra que parecia impossível, os moradores fizeram uma proposta direta ao demônio: ele terminaria a construção da ponte, mas em troca, ficaria com a alma da primeira criatura que a atravessasse. O pacto foi selado e, em uma única noite, a ponte ficou pronta: perfeita, sólida e amaldiçoada.
Chegou, então, o momento de pagar a dívida, a única da qual ninguém pode fugir. Os homens da vila, seguindo o combinado, conduziram até a ponte um garoto de dez anos, escolhendo-o para o sacrifício. Era uma escolha cruel, mas todos acreditavam que não havia outra saída. A alma inocente seria o pagamento justo por uma obra grandiosa.
Mas sempre há alguém mais esperto que o diabo. Uma mulher, ao ver o menino se aproximar da ponte, não concordou com o sacrifício. Em um gesto desesperado, lançou uma cabra sobre as pedras da travessia antes que o menino colocasse os pés ali. O diabo, enganado, levou a alma do animal, uma troca inesperada, que fez sua fúria estremecer os montes.
Desde aquele dia, dizem que o demônio mudou. Ele já não aparece com os tradicionais dois chifres, mas sim com quatro, como uma lembrança amarga do engano sofrido nas montanhas francesas. Alguns afirmam que seu rugido ainda ecoa nas noites de neblina, e que seus olhos brilham de raiva sempre que alguém ousa cruzar aquela ponte.
Assim permanece a Ponte do Diabo de Maurienne: um monumento de pedra e pacto, onde o sobrenatural encontra as necessidades humanas e a esperteza de uma mulher salvou uma criança, mas deixou o inferno com um novo símbolo de sua humilhação.
É tanta obra inacabada no Brasil, já pensou se a moda pega, querido leitor?
Casualmente, Cachoeira tem algumas pontes carecendo de reformas, mas isto é só um devaneio de uma mente macabra.
Encontrou algum erro? Informe aqui
A fada lavadeira
Esta história vem de longe, muito longe, seu terror atravessa o oceano.