Blog dos Espíritos

Evangelho no Lar, Luz no Coração

17/10/2022 08:49 - por Eleni Maria Machado

O hábito de estudarmos as lições de Jesus dentro de nossas casas não é criação da Doutrina Espírita. A necessidade de abrirmos este momento para pensarmos no bem, para nos aproximarmos de Deus através do conhecimento e da elevação de pensamentos foi-nos sugerida pelo próprio Jesus em suas visitas à casa de Simão Pedro, onde se reunia com os apóstolos. Em todos os lares que Ele visitava, iniciava a conversa elevada, proveitosa e convidava as pessoas a estudarem os textos sagrados, ensinando-nos a valorizar o tesouro do tempo no diálogo fraterno e no aprendizado.

A Doutrina Espírita recupera esta sugestão de Jesus e estabelece, neste hábito do estudo da mensagem de Jesus dentro dos lares, terapia fundamental para recuperação e sustentação desta instituição Divina, para que possamos identificar em Jesus o companheiro de todas as horas. Este recurso contribui para o equilíbrio de todos os membros que constituem o núcleo familiar, favorecendo aos que participam desse estudo a renovação de novos sentimentos, hábitos e ações e melhorando de forma significativa a convivência dentro do ambiente familiar.

Adquirir esses hábitos saudáveis ligados ao bem e ao estudo das Leis de Deus exige coragem e perseverança, já que, atualmente, promover a reunião da família por alguns minutos não é tarefa fácil. Várias conquistas tecnológicas - como o celular, a televisão e a internet -, que chegaram até nós com a finalidade de facilitar a comunicação e a aproximação, transformaram-se, sem que muitas vezes pudéssemos perceber, em elementos de separação, promovendo o isolamento de pessoas tão próximas.

O momento do Evangelho no Lar ajuda-nos a reunir a família, pelo menos uma vez por semana, a fim de conhecer e estudar os ensinamentos do Cristo, auxiliando-nos no autoconhecimento e na valorização de Jesus como Mestre, ajudando-nos a trabalhar a convivência fraterna dentro e fora do lar.

Incentivar a implantação desta reunião em nossa família é atitude que exige determinação, confiança na importância deste novo hábito e até mesmo esforço para vencermos nossa timidez. Este passo inicial facilitará novas experiências e grandiosas conquistas. Todo início é desafiador e complexo, e é compreensível que seja assim para que possamos reconhecer a sua grandeza e o seu valor.

Não se trata de um ritual, ou de um culto religioso, mas da vivência de um momento rico de paz, elevação, alegria e aprendizado, que todos podem participar sem formalidades, somente esforçando-se para manter o pensamento elevado e o coração confiante na importância deste momento.

O Estudo do Evangelho no Lar é uma reunião em família, num determinado dia e horário da semana, para uma leitura e troca de ideias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do nosso próprio esclarecimento e do equilíbrio no lar. Momento que nos permite elevar nossos pensamentos e sentimentos, favorecendo assim a assistência dos Mensageiros do Bem.

Para realizar este importante ato, devemos convidar todos que convivem em nosso lar, se não puderem ou não quiserem participar, faremos sozinhos, só fisicamente, na certeza de que Jesus se fará presente através de seus Mensageiros.

Observar rigorosamente este dia e horário para facilitar a assistência espiritual e solidificar o hábito da reunião. O respeito ao dia e horário, escolhido em comum acordo com todos que irão participar, já demonstra o interesse e o valor que estamos dando a este momento. Caso surjam mudanças na rotina de nossas atividades e haja necessidade, podemos alterar este dia ou horário, sem problemas.

O Evangelho no Lar também pode ser realizado por uma só pessoa, caso não haja outros participantes. O roteiro é o mesmo e os benefícios também. É realizado sempre em voz audível, para ajudar na nossa atenção e assimilação dos textos lidos, mesmo quando estamos sós.

Passos para realização do Evangelho no Lar:
1° Prece inicial: Convidar Jesus para estar conosco, através de uma prece simples e espontânea, que eleva nosso Espírito e prepara o ambiente para o nosso estudo. Podemos também orar, pausadamente, o “Pai Nosso”, maravilhosa prece ensinada por Jesus, refletindo sobre sua profundidade e sabedoria.

2° Leitura de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, podendo-se realizar a leitura em sequência ou abrir ao acaso, lendo um item ou um trecho.

3° Comentários e reflexões sobre o texto lido. Refletir a respeito da leitura, comentando de modo simples e breve o que mais chamou a atenção no texto. Importante compreender que as atitudes dos participantes da reunião são fundamentais para que o estudo transcorra em um clima de muita paz e suaves emanações fluídicas. Não é preciso conhecer a Doutrina Espírita para fazer os comentários, pois, não é uma palestra ou uma aula. É uma reflexão sobre a leitura, que também pode ser feita relendo as frases que mais chamaram atenção, que mais sensibilizaram os presentes. Devem ser evitados assuntos que gerem conflitos entre as pessoas presentes, censuras, julgamentos, conversações menos edificantes sobre tragédias, política, esportes ou religiões. Procurar utilizar as orientações lidas sempre para si mesmo.

4° Prece final, onde devemos emanar bons pensamentos e vibrações, pensando em todos aqueles que queremos beneficiar através destas boas vibrações, pelos nossos lares, de nossos familiares, locais de trabalho, escolas, hospitais, casas de repouso, enfim, agradecendo a Deus e a Jesus por este nosso momento de paz e também por todo o amparo que nos dá, e que muitas vezes nem percebemos. Agradecer a visita dos Benfeitores Amigos que em nome de Jesus visitaram nosso lar, amparando nossa família, em um trabalho anônimo e grandioso. 

A duração do Evangelho no Lar varia de semana para semana, pois depende da extensão do texto lido e dos comentários que podem vir a ser realizados. Sugere-se que este tempo possa variar entre 15 a 30 minutos.

Depois de realizarmos o Evangelho em nossos lares, procuremos nos manter em harmonia, permitindo que a influência benéfica da visita dos Benfeitores amigos e a luz dos ensinos de Jesus permaneçam conosco por toda a semana. Para isto, torna-se fundamental que mantenhamos a vigilância de nossas palavras, pensamentos e atitudes, a fim de evitarmos o desequilíbrio e o surgimento de novos conflitos. Lembremos que as lições estudadas precisam ser valorizadas como receitas infalíveis para nosso encontro com a paz.

"Jesus no Lar", Francisco Cândido Xavier; "Evangelho no Lar, nosso encontro com a paz", Feesp.

 

Faça seu login para comentar!
22/04/2024 08:43

Provas e expiações

15/04/2024 10:00

Autoridade de Jesus

08/04/2024 11:33

A porta estreita

25/03/2024 11:01

Deus e o Espiritismo

18/03/2024 10:45

O verdadeiro espírita

11/03/2024 09:40

Fé raciocinada

04/03/2024 09:42

O passe espírita

26/02/2024 10:38

A casa espírita

19/02/2024 09:32

O grão de mostarda

05/02/2024 09:49

O Consolador Prometido