Blog dos Espíritos
Viver vale a pena
Setembro chegou e com ele a campanha pela valorização da vida e prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. Durante este mês, teremos uma pausa nos estudos das Leis Morais para apresentarmos aqui a campanha da Federação Espírita do Rio Grande do Sul e também fazer parte dessa corrente pela vida.
No próximo domingo, dia 10 de setembro, temos o marco da campanha, o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, data assinalada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Numa época em que muitas pessoas valorizam mais o material e perderam a noção de Deus, da espiritualidade, perante os múltiplos problemas existenciais, desesperam-se e se veem sem saída.
Desconhecendo a realidade da vida para além da morte do corpo carnal, acreditam que encontraram a solução para o fim das dores e sofrimentos e atiram-se ao suicídio. A perda da vontade de viver pode ter várias causas, externas e internas do ser humano. No entanto, com um apoio psicológico, apoio de amigos, familiares, partilhando as suas dificuldades com alguém da sua confiança, tudo fica mais fácil, as dores mais suportáveis.
O conhecimento da vida espiritual, hoje mais claro e arejado, através da fé raciocinada e do tríplice aspecto da Doutrina Espírita, que une religião, ciência e filosofia, ajuda o homem a entender a vida por outro prisma. Afinal, a vida continua no mundo espiritual, onde o Espírito terá a companhia dos problemas que o levaram ao ato, agora agravados pelo fato da consciência da inocuidade da atitude tomada e com consequências para as reencarnações seguintes, atrasando ainda mais a evolução do ser espiritual.
Se você se encontra neste dilema existencial, dê a si próprio mais uma chance de viver, solicite informação, peça ajuda, converse, através do CVV, Centro de Valorização da Vida, ou procure uma sociedade espírita perto de você, buscando entender porque vivemos, de onde viemos, para onde vamos após o desencarne do corpo físico e qual o objetivo da vida.
O Espiritismo é a filosofia de vida que se apresenta como o maior preservativo contra o suicídio, e aqueles que o cometeram comunicam-se através dos médiuns nos centros espíritas, implorando para que nós, que ainda estamos neste lado da vida, não o façamos.
As consequências são dolorosas, podendo estender-se por centenas de anos, com reencarnações expiatórias e difíceis pelo meio, variando de acordo com o grau de lucidez e responsabilidade do suicida. Não existe aqui castigo de Deus, mas apenas uma decorrência de uma Lei Natural, onde cada um colhe na vida o fruto dos seus sentimentos, pensamentos e atitudes, até que um dia, em equilíbrio, atinja o estado de Espírito puro.
“Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sempre, tal é a lei” é o ensinamento da Codificação de Allan Kardec que sintetiza muito bem o pensamento espírita.
É importante pensar na grandeza de Deus ao nos oferecer oportunidades. Oportunidades de viver, oportunidades de amar, de trabalhar, de servir. Dentre todas essas oportunidades que Deus nos concede, existe a oportunidade de viver pouco a pouco, dia por dia. Há dias maravilhosos e dias não tão bons assim, mas a cada dia temos a oportunidade de recomeçar. Então, vale a pena pensar como seria importante se aprendêssemos a valorizar cada um dos nossos dias. Valorizar a nossa existência, começando por esta, que temos agora. Que tal começarmos?
KARDEC, Allan – “O Livros dos Espíritos”, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”;
Federação Espírita do Rio Grande do Sul – material de divulgação pela valorização da vida.
Encontrou algum erro? Informe aqui