Blog dos Espíritos

Fé, esperança e recomeço

26/12/2023 09:37 - por Rosane Sacilotto

O ano novo representa o fechamento de um ciclo e, para a Doutrina Espírita, não poderia ser diferente. É também oportunidade de comemoração dos êxitos con-quistados durante o percurso caminhado nesse ciclo que se finaliza. De repensar tudo aquilo de bom que conseguimos, conquistamos e vivemos durante um ano inteiro.

Nos aproximamos de mais um final de ano e começo de outro novinho. Apesar de serem apenas formalidades criadas com o calendário, o ano novo traz um signifi-cado especial para todos nós. É tempo de celebrar, de virar a página e recomeçar.

E para recomeçar, precisamos avaliar tudo o que não está muito bem e o que devemos melhorar, o que precisamos acrescentar e também o que já não nos serve mais, sejam as roupas, os calçados, as atitudes e os sentimentos. É hora de uma faxina geral, de uma organização e de fazer novos planos.

Mas diante de tudo isso, precisamos entender que de nada adianta termos um ano novo pela frente se vamos continuar sendo os mesmos, tendo as mesmas atitudes e pensamentos, pois a virada de ano deve acontecer primeiramente em nós mesmos.

Aproveitemos a passagem das comemorações do nascimento de Cristo para deixar que ele nasça e reviva em nós, nos nossos corações. Recordemos seus ensina-mentos de amor e reflitamos o que temos feito de nossa passagem por esta existência terrena. Será que estamos aproveitando bem esta oportunidade reencarnatória? Será que não estamos apenas deixando a vida passar e enfrentando os problemas com queixas, lamentações e sem tirar nenhuma lição e aprendizado do que vivemos? Será que estamos fazendo tudo ao nosso alcance para nos entendermos com aqueles com quem ainda temos dificuldades, mágoas e rancores? Será que temos feito tudo possí-vel para ensinar aos nossos filhos os verdadeiros valores e o que realmente importa?

É tempo de refletir, de perdoar e ser perdoado, de ter fé e esperança. De re-novar nossos sentimentos, pensamentos e vibrações, para que realmente tenhamos um ano novo e melhor.

Emmanuel, através da mediunidade de Chico Xavier, nos deixa uma belíssima mensagem de ano novo, para que possamos refletir em suas palavras e buscar a reno-vação íntima para termos realmente um novo recomeço: 

“Ano novo é também a renovação de nossa oportunidade de aprender, traba-lhar e servir. O tempo, como paternal amigo, como que se reencarna no corpo do ca-lendário, descerrando-nos horizontes mais claros para a necessária ascensão.

Lembra-te de que o ano em retorno é novo dia a convocar-te para execução de velhas promessas, que ainda não tiveste a coragem de cumprir.

Se tens algum inimigo, faze das horas renascer-te o caminho da reconciliação. Se foste ofendido, perdoa, a fim de que o amor te clareie a estrada para a frente. 

Se descansaste em demasia, volve ao arado de tuas obrigações e planta o bem com destemor para a colheita do porvir. Se a tristeza te requisita, esquece-a e procura a alegria serena da consciência feliz no dever bem cumprido.

Novo ano! Novo dia! Sorri para os que te feriram e busca harmonia com aque-les que te não entenderam até agora. Recorda que há mais ignorância que maldade, em torno de teu destino.

Não maldigas, nem condenes. Auxilia a acender alguma luz para quem passa ao teu lado, na inquietude da escuridão. Não te desanimes, nem te desconsoles.

Cultiva o bom ânimo com os que te visitam, dominados pelo frio do desencanto ou da indiferença.

Não te esqueças de que Jesus jamais se desespera conosco e, como que oculto ao nosso lado, paciente e bondoso, repete-nos de hora a hora: ‘Ama e auxilia sempre. Ajuda aos outros, amparando a ti mesmo, porque se o dia volta amanhã, eu estou con-tigo, esperando pela doce alegria da porta aberta de teu coração’”.

Escutemos a voz de Jesus, que nos fala aos corações, nos convidando incessan-temente ao bem, ao amor e à renovação íntima. Que o Evangelho seja nossa orienta-ção em cada dia deste novo ano. Que saibamos encontrar a felicidade na paz e no amor de Cristo. Que Deus abençoe a todos e Sua luz ilumine os nossos corações.

Vamos receber o ano novo com a alma renovada de esperança e fé, carregan-do Jesus no coração, e que assim seja o ano todo. Um abençoado e feliz novo ano e novo ser a todos.

XAVIER, Francisco Cândido – Emmanuel – “Vida e caminho”.

Faça seu login para comentar!
29/04/2024 09:50

Esquecimento do passado

22/04/2024 08:43

Provas e expiações

15/04/2024 10:00

Autoridade de Jesus

08/04/2024 11:33

A porta estreita

25/03/2024 11:01

Deus e o Espiritismo

18/03/2024 10:45

O verdadeiro espírita

11/03/2024 09:40

Fé raciocinada

04/03/2024 09:42

O passe espírita

26/02/2024 10:38

A casa espírita

19/02/2024 09:32

O grão de mostarda